Notícias

O que todo Profissional Liberal deveria saber…

Você é um profissional liberal?

Profissional liberal é aquele que tem total liberdade para exercer sua profissão, sendo o único que possui autorização e capacitação técnica ou científica para o exercício da atividade em questão, independentemente de trabalhar por conta própria ou como empregado em uma empresa.

Como exemplo, poderíamos pensar nos médicos, dentistas, advogados e professores. Sendo assim é aquele profissional que trabalha por conta própria, ou como dizemos, de forma autônoma.

Quais são os principais riscos que envolvem essa atividade profissional?

O profissional liberal, por exercer com “liberdade” a sua profissão, por isso o termo, está sempre se locomovendo para diversas atividades dentro e fora do mesmo ambiente. Pense num professor que dá aulas para várias faculdades e universidades ou em um médico, que se locomove a vários hospitais, clínicas a fim de atender alguma urgência ou emergência e, muitas vezes ainda se disponibiliza a consultas em seu próprio consultório e também nas AMAS (como é o caso de São Paulo).

Pois bem, o profissional liberal deve estar ciente de que isso lhe coloca em uma posição de risco por acidente levando a incapacitação e até mesmo a morte.

É preciso entender que ele não está totalmente amparado pela cobertura do INSS e mesmo que ele contribua, existe um teto para o recebimento desse tipo de benefício, que visa apenas não deixar o trabalhador completamente desamparado e não manter o seu padrão de vida.

Ao contrário de um profissional que trabalha em uma empresa em regime de CLT e cumpre adequadamente a sua carga horária, o profissional liberal pode ter um prejuízo bastante grande caso venha a ser acometido por uma doença que o impeça de trabalhar durante alguns dias.

Em alguns casos mais severos, pode até perder a remuneração de um mês inteiro de trabalho, caso não entregue suas tarefas prontas dentro do prazo pactuado com o cliente.

Imagine agora, por exemplo, um dentista autônomo que comete um erro durante determinado procedimento. Além do risco de ferir a sua reputação, terá também que reparar os prejuízos causados, incluindo danos morais, materiais, estéticos e também honorários de advogados e custas judiciais caso o cliente decida ajuizar uma ação na Justiça para exigir seus direitos.

Portanto, se você é um Profissional Liberal e está na ativa, não fique sem uma cobertura adequada para você.

Quer saber mais a respeito?

Ficamos à disposição para te explicar melhor sobre cada detalhe.

Faça sua cotação


Isso vai fechar em 0 segundos